Risco de novas inundações faz Rio Grande decretar situação de emergência
Prefeitura alerta para o risco de novas inundações com a chegada das águas das chuvas do RS; Defesa Civil coordena ações de prevenção e assistência
- Categoria: Rio Grande
- Publicação: 03/07/2025 17:06
- Autor: Markinhos Xavier

Na noite de quarta-feira (2), a prefeita Darlene Pereira decretou situação de emergência no município de Rio Grande em razão das inundações causadas pela cheia da Lagoa dos Patos. O decreto ainda será analisado pelo Governo do Estado para homologação.
Segundo a Prefeitura, o cenário é consequência do grande volume de chuvas que atingiu o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. A Lagoa dos Patos recebe aproximadamente dois terços das águas do estado e o escoamento passa por Rio Grande até desaguar no oceano, pelo canal da Barra.
“A situação é preocupante. Já sentimos os efeitos no último final de semana e sabemos que o volume de água que chega até aqui tende a aumentar. Precisamos estar preparados para atender as ocorrências e proteger a população”, explicou a prefeita Darlene.
Com o decreto, todos os órgãos municipais ficam autorizados a atuar sob a coordenação da Defesa Civil. Voluntários também poderão ser convocados para reforçar as ações de resposta. A situação de emergência ainda permite a dispensa de licitação para aquisição rápida de bens e serviços necessários ao socorro da população.
De acordo com a Defesa Civil de Rio Grande, 1.363 propriedades já foram impactadas pela cheia, sendo 1.285 residências e 78 estabelecimentos comerciais ou públicos. Os prejuízos variam desde o extravasamento de esgoto e dificuldades de locomoção até o isolamento parcial de moradores.
A Prefeitura já realiza ações como bombeamento de água e contenção em áreas de risco, buscando minimizar os danos caso o nível da Lagoa volte a subir.
Leia Mais




